Brufe - Junta de Freguesia

Brufe com centro civico renovado

O centro cívico da freguesia de Brufe, que há poucos anos integra o perímetro urbano da cidade de Vila Nova de Famalicão, está a sofrer alterações profundas no âmbito de uma operação de reabilitação urbana e de melhoria da rede viária que contempla o alargamento da Rua D. Jorge Ortiga, entre a Junta de Freguesia e a zona do novo pavilhão multiusos e do novo centro social da paróquia. São investimentos que estão a mudar a face da freguesia e garantem a melhoria dos níveis de qualidade de vida da população.

Foi, por isso, num ambiente de grande alegria, na presença de largas centenas de brufenses, que o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, inaugurou, no último domingo, as obras da primeira fase da reabilitação do centro cívico. “A população de Brufe deve-se sentir orgulhosa deste novo espaço. Têm aqui uma sala de visitas da freguesia digna de todos os brufenses”, afirmou, a propósito, Armindo Costa, acompanhado pelo presidente da Junta, Jorge Fernandes, e pelo arcebispo-primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, que é natural de Brufe.






A operação de reabilitação urbana agora inaugurada implicou um investimento total no montante de 80 mil euros, tendo registado uma comparticipação da Câmara Municipal de 60 mil euros. No espaço que durante muitos anos, acolheu a antiga sede da Junta de Freguesia, entretanto demolida, em frente à igreja paroquial, foi criada uma praceta com o mural de homenagem aos 170 militares de Brufe que participaram na Guerra Colonial - a maoria dos quais estiveram presentes na cerimónia. Foram ainda plantadas árvores e criadas novas zonas de estacionamento na zona envolvente à igreja.

Visivelmente feliz, o presidente da Junta de Freguesia, Jorge Fernandes, salientou “o orgulho e satisfação” pela concretização da obra, nomeadamente pela “construção do monumento de homenagem e pelo que ele representa para a preservação da memória justa que é feita a todos aqueles que em determinado contexto histórico, serviram o País”. Jorge Fernandes agradeceu o apoio do município na realização desta obra, salientando que “Brufe está a renascer”. D. Jorge Ortiga, por seu turno, elogiou a “beleza e dignidade” da nova praceta.