Brufe - Junta de Freguesia

Dádiva de Sangue em Brufe

Ontem dia 11 de novembro decorreu mais uma dádida de sangue integrada no programa do dia da freguesia. Os escuteiros foram sem dúvida os grandes mentores pela ajuda para que nada faltasse nesta recolha de sangue. Apesar do mau tempo que se fez sentir, em nada prejudicou este gesto nobre. Dar sangue pode salvar uma vida.

 



Dar sangue é um gesto muito simples mas que pode salvar uma vida.

O desenvolvimento da medicina tem feito aumentar as necessidades de sangue e dos seus derivados. Há mais dadores, mas nem por isso as reservas aumentam significativamente e, além disso, é preciso ter em conta a (in)compatibilidade entre os vários tipos de sangue. Doar sangue implica a recolha de apenas 450 ml de sangue, menos de 10% dos 5 a 6 litros que circulam no corpo de um adulto.

O procedimento de recolha de uma dádiva de sangue demora cerca de 30 minutos e os intervalos mínimos recomendados entre cada doação são de 60 dias para os homens e 90 dias para as mulheres. Até o dador mais empenhado só pode dar sangue 3 vezes por ano (se for mulher) e 4 vezes por ano (se for homem) – gastando com isso duas horas, no máximo, do seu tempo, no total. Algumas entidades patronais prevêem inclusive esta situação, permitindo ao funcionário utilizar horas de trabalho para a doação.